Inspiration · Look at me! · Você Precisa Conhecer

Frida Kahlo em Brasília e Look do dia

IMG_2029

        Adoro a Frida! Minha mãe era professora de Artes na escola que eu estudava, quando abria os livros que ela usava sempre via as obras de Frida Kahlo e me encatava as cores, as mensagens e o olhar dos seus autorretratos. Foi mais ou menos na 7º ano que comecei a pesquisar mais sobre a história da artista e mulher Frida Kahlo, quanto mais explorava a seu respeito mais me fascinava aquela figura. Sua história, suas lutas, suas dores, suas Fridas, era uma mulher realmente incrível. Desde então tenho uma vontade enorme de conhecer a casa dela, que hoje é o Museu Frida Kahlo, no México.

       Quando soube que a exposição sobre Frida Kahlo viria ao Brasil fiquei desejando que uma das paradas fosse aqui em Brasília. E foi! Não pude ir no primeiro dia mas agendei visita pro dia seguinte e convidei o Rafa e a Mariana para irem comigo. *-* Havíamos marcado para as 17h mas como tinha uma fila enorme (hihi) e teríamos que esperar para entrar, aproveitei para fotografar um look do dia rapidinho. O que significa que esse post vai ser duplo! Yeaah! 😀

LOOK DO DIA

IMG_1921

        Nos últimos meses têm feito muito calor em Brasília então resolvi escolher algo prático e leve para ir à exposição: camisa jeans + vestido + sandália. Foi uma ótima escolha porque depois fez bastante calor e eu e o Rafa tínhamos aula na UnB, se tivesse ido com outra coisa não teria sido um final feliz aquela correria para chegar na aula a tempo. rsrsrs

IMG_2038

IMG_2032

IMG_2030
Estou amando esse relógio ❤

IMG_2037

IMG_2044

 Vestido: feito pela vovó • Sandália: Lojas Marisa • Camisa jeans: Lojas Renner • Batom: Vermelhissimo – Quem disse Berenice? • Relógio: Champion 

   Um look bem simples mas muito confortável para ir contemplar a Frida e depois sair correndo para a Universidade.

FRIDA KAHLO – CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS NO MÉXICO

IMG_1940

     A exposição tem curadoria da Teresa Arqc e traz obras da Frida Kahlo, entre elas quadros, desenhos, litografias, e de outras artistas como María Izquierdo, Remedios Varo, Lola Álvarez Bravo. Portanto, tratando-se de uma exposição essencialmente feminina.

IMG_1942

Antes de entrar para ver a espoxição todos recebem esse folder que contém uma explicação geral sobre as obras da Frida e das outras artistas e de algumas obras.

IMG_1953

IMG_1959

IMG_1962

IMG_1985

    Em cada quadro, desenho, texto e escultura é possível perceber que o foco é exatamente a visão da mulher sobre si mesma e a visão da sociedade sobre essa mulher, principalmente porque na grande maioria das obras existe um questionamento da situação das mulheres naquela época e uma preocupação em retratar o íntimo feminino, desde quadros que exaltam a sexualidade feminina à representações de contos sob a visão de mulher, transformando os heróis em heroínas.

IMG_1974

IMG_1963

    Nas obras de Frida Kahlo a importância da mulher é enorme, o foco das suas obras somos nós e ela mesma, sua história, suas dores, seus desejos e suas raivas, muitas vezes o mesmo que nós passamos. Ao ver as obras dessas artistas é impossível, enquanto mulher, não deixar de perceber a minha própria história. Fica bem evidente que as lutas e as prisões daquelas mulheres em suas épocas ainda permanecem as mesmas que enfrentamos. E então, sinto a importância que é permanecer na luta para melhorar essas questões.

IMG_1996

IMG_1998

IMG_1966

IMG_1982
Frida Kahlo e Diego Rivera – seu grande amor e sua grande decepção

   IMG_2002

Depois de passar por vários quadros, esculturas e fotografias realmente lindos, existe um espaço com as roupas da Frida Kahlo, muitas delas usadas em seus autorretratos. Todas muito coloridas e bastante simbólicas.

IMG_2000

IMG_2005

IMG_2009

IMG_2006

Na saída existe uma última parede com duas imagens bem grandes da Frida. Linda e emocionante!

IMG_2021

 No final da exposição todos recebem também um bottom com uma frase da Frida Kahlo. O senhor que estava entregando os bottons me disse que como eram muitas frases a Caixa Cultural havia providenciado bottons diferentes todos os dias. *o* Quero todos, ok?Adoraria que as frases estivessem em espanhol mas mesmo assim adorei as lembrancinhas!

 Felizmente consegui os dois modelos do dia! 😀

IMG_1945
“Tudo pode ter beleza, até mesmo o mais horrível.” – Frida Kahlo
IMG_2025
“Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.” – Frida Kahlo

Para aqueles que amam a Frida Kahlo a exposição está acontecendo na Caixa Cultural ficará até 05/06, para ter acesso é só retirar uma senha na bilheteria ou agendar pelo site Ingresse. Existem muitos horários e pelo que entendi você não fica limitado somente ao intervalo de tempo mostrado no site. Ah! É gratuita, ok?

Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México

De terça a domingo – 09:00 – 21:00

Caixa Cultural Brasília – Galeria Principal SBS Quadra 4, Lotes 3/4, Edifício anexo à Matriz da CAIXA Asa Sul, Brasília

IMG_2022

E aí, quem está animado para ir fazer uma vista à Frida? Vamos? 😀

Obrigada pelo carinho, pessoal!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s