Books · Inspiration

Desafio Literário – Parte II

Oi!!! (:

  Nos últimos dias eu havia planejado uma série de posts antes de continuar a segunda parte desse desafio literário, porém ~ como a minha terapeuta diz “Nada acontece como a gente planeja!” ~ tive que dedicar à universidade e fiquei com pouco tempo para elaborar as postagens planejadas.

  Maaas a boa notícia é que terei bastante tempo nas próximas semanas para conseguir por em prática os planos e postar mais aqui! *o*

 Então, que tal continuar o desafio literário?

Na parte I sobre o desafio da Livraria Cultura, comentei que entre as sete categorias as três últimas eram as minhas preferidas! Finalmente vou poder falar um pouco sobre elas para vocês e talvez fique claro por qual motivo tive que dividir o post em dois. hihi

Um livro com um dragão na capa.

IMG_1843

   Quero ler todos! Tenho 5 exemplares de 12 da série Como Treinar Seu Dragão e quero todos os outros, as histórias do Soluço são as melhores histórias sobre vikings e dragões. Os livros têm um enredo bem dinâmico e é possível ler um em um dia, ou mais se você for como eu e não consegue esperar para saber o que vai acontecer na próxima história. De maneira geral, as obras não precisam ser lidas em ordem mas todas seguem uma cronologia que vai de acordo com o amadurecimento do Soluço, da aldeia e dos dragões. A história do livro é um pouco diferente da que se passa no filme, mas se você gostou dos dois filmes com certeza vai gostar mais dos livros!

    Se você já leu O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis, nada mais natural que ler também O Silmarillion é um livro que conta detalhes sobre a Eä (algo como “o mundo que é”) e, dentre outras terras, a Terra Média. É uma obra incompleta mas com certeza muito grandiosa. Para você que já leu todos de Tolkien e ainda não leu este livro, que tal flutuar mais um pouquinho nos escritos fantásticos de J. R. R. Tolkien?

Um livro em que foi criada uma nova língua

IMG_1836

Sinceramente essa categoria foi difícil! Primeiro porque sempre que penso em uma nova língua penso em idiomas élficos ou Klingon. Mas como eu queria colocar 3 livros e não tinha um sobre Star Trek, o que sugerir?

  Foi aí que lembrei do Nadsat, uma reunião de expressões que o Alex e seus malchicks usam. Laranja Mecânica é um dos meus livros prediletos, principalmente porque a forma como Alex conta sua história me deixou surpresa, talvez pela sinceridade, talvez pelo espanto que senti ao ler o livro e não entender muito o significado daquelas palavras esquisitas. No final do exemplar que eu tenho existe um ‘dicionário’ do Nadsat mas como proposta original, Anthony Burgess queria o estranhamento das pessoas com as expressões.

  Bem, acredito que a aparição de Tolkien e dos idiomas élficos nessa categoria sejam apenas para dar um ar de familiaridade, afinal muitas pessoas conhecem os idiomas criados por Tolkien para que suas obras fossem mais reais e pudessem levar os leitores realmente a outros mundos!

     P.S.: Será que a Livraria Cultura criou o desafio só para que as pessoas lessem todas as obras de Tolkien? 😛

Doctor Who!!! Apesar de esta obra não apresentar de fato um idioma ela se trata de Doctor Who e uma de suas aventuras, claro, também se trata de Douglas Adams ♥. Quem já assistiu DW deve saber que os “Time Lords” falam em Gallifreyan, no livro Shada não existe a explicação do idioma ou algo parecido, apenas referências ao modo de vida dos Lords do Tempo e, claro, um pouco sobre a língua que eles falavam e que o Doctor nos ajuda a entender. Pode ser que a primeira (ou milésima) vista você não entenda o idioma, mas o importante é que depois de uma página lendo este livro você não vai conseguir parar! haha

Um livro com um portal para outro mundo

Chegamos à última categoria do desafio literário da Livraria Cultura e como se esperava ela é sobre “Livros para viajar para outros mundos”.

Sem dúvida essa é a minha categoria favorita! Como eu gosto bastante de literatura fantasia os livros com aventuras inesperadas eram os meus prediletos, lia tudo que falasse em viagem no tempo, buracos que levavam a outros universos, personagem tal que dormia e acordava em uma época diferente ou lugar diferente, e por aí vai.

 Do meu ponto de vista portal para outro mundo pode ser um evento inesperado que faça a personagem ver o mundo ao redor dela diferente, como em O Mundo de Sofia, ou um livro em que a personagem vive várias épocas diferentes ainda que no mesmo espaço físico. Ou seja, eu queria indicar muitas obras. rsrs

E aí, como faz para escolher apenas três?

Então, quando estava na Cultura pegando os livros para indicar no post, voltei com 5 para esta categoria. haha  Espero descobrir outro desafio literário que inclua livros com portal para outros mundos para poder indicar muitos outros para vocês!

IMG_1837

   Quando a maioria das pessoas que eu conheço pensa em “portal para outro mundo” pensam em um guarda-roupas. Afinal, quem de nós nunca desejou se perder em casacos dentro de um guarda-roupa e encontrar Nárnia? Eu desejei! E continuo desejando… Dessa forma, As Crônicas de Nárnia tinha que estar nesta lista, porque todos merecemos embarcar com Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo na descoberta e nas lindas aventuras em Nárnia.

  Peter Pan li quando ainda era criança e naquele tempo eu desejei muito ser a Wendy e poder numa noite antes de dormir voar por aí e encontrar um novo mundo ao lado de Peter Pan, poder ver o Capitão Gancho, a Sininho e conhecer a Terra do Nunca. O enredo do livro é muito leve e bem humorado, para mim, um livro realmente adorável!

   Estou lendo Coração de Tinta! No mesmo dia em que tiramos essas fotos, Rafa me presenteou com o livro, desde então eu não consigo parar de lê-lo! ♥  Pretendo fazer uma resenha desse livro aqui no blog porque realmente estou amando cada página mais do que esperava e porque acredito que vocês merecem saber como esse livro é encantador. Mas enquanto isso, vou falar um pouco da história.

IMG_1852

  A obra é sobre a história de Meggie, uma menina de 12 anos que ama livros e seu pai, e Mo, encadernador (ou doutor dos livros) e pai de Meggie. Os dois vivem mudando de casa por conta do trabalho de Mo, pelo menos é isso que Mo diz para Meggie, mas após uma peculiar visita numa noite de chuva torrencial a vida dos dois muda completamente. Pela primeira vez Meggie se vê confrontando o pai e o espionando, isso porque Mo começou a agir de forma muito diferente e a esconder coisas, ou livros, da filha que não entende o que existe por trás da história de um livro misterioso e o que essa história tem a ver com ela. Quando Meggie, Mo e o estranho amigo de Mo vão visitar a tia Elinor, a menina descobre que o livro misterioso na verdade é…

   Bem, acho que teremos que ler juntos e descobrir, não é mesmo? hihi

IMG_1872

O post ficou bem maior do que eu imaginava mas espero de verdade que vocês tenham gostado das indicações e se sintam mais motivados para ler, desejo que vocês compartilhem comigo sugestões de leituras também. Imagino que existirão outras postagens relacionadas à indicações de livros e à resenhas de algumas obras.

E aí, que livros estão na sua lista de leitura que também estão aqui?

Obrigada por tudo e até mais, pessoal!

Beijinhos 🙂

Deixe um comentário

