Books · Inspiration

Desafio Literário – parte I

No post sobre os meus livros prediletos (clique aqui) mencionei que sempre faço desafios literários. Quando vi que nesse marcador de páginas da Livraria Cultura tinha um desafio literário fui logo fazer uma listinha com os livros que poderiam ser lidos em cada categoria e tentar cumprir esse desafio também! haha

Achei que seria muito legal compartilhar o desafio e a minha lista com vocês, porque mesmo que não tenha Livraria Cultura na sua cidade será possível fazer o desafio.

IMG_1872

    O desafio literário tem 7 categorias e para cada uma delas escolhi 3 livros, alguns que já li e outros que quero muito ler. Como o post iria ficar enorme decidi dividir em duas partes: Parte I – 4 categorias e a Parte II – 3 categorias.

Então, vamos nessa!

  Um livro com uma aventura em alto-mar.

IMG_1839

  Toda vez que penso em aventuras em alto-mar lembro de Moby Dick, talvez porque o enredo realmente tenha me transportado para uma gigantesca aventura junto à tripulação do Pequod onde tudo é bem emocionante e surreal. Outro livro que parece ter uma história bem emocionante é As Aventuras de Pi, ainda não o li mas desde que vi o filme me animei mais para começar a ler e de certa forma esse post também é para que eu lembre disso ~ haha ~. Entre todas as obras de Jules Verne, 20 mil Léguas Submarinas era a que eu tinha mais curiosidade em ler, acabei lendo primeiro Da Terra à Lua, mas espero poder me aventurar nessa história em alto-mar em breve.

Um livro com uma animais falantes.

IMG_1840

Não seria difícil adivinhar as indicações, não é mesmo? haha

   Assim que vi essa categoria no desafio o primeiro título que veio à mente foi “A Revolução dos Bichos”, provavelmente porque seja uma obra feita sob a perspectiva dos bichos que vivem numa fazenda e o enredo inteiro tenha me impactado e prendido de uma forma surpreendente. Com um final poderoso e bastante reflexivo, esse livro foi o responsável por abrir meus olhos para as questões políticas. Então, realmente acredito que odos deveriam lê-lo!

    O Pequeno Príncipe é o livro mais doce, tocante e forte que já li. A mensagem passada nas páginas não deixam dúvidas sobre o que realmente significa dar importância às coisas simples e o quanto as suas escolhas afetam as pessoas que você tanto cativou e foi cativado. (:

    Já Alice pode te levar para as aventuras mais inusitadas que você terá na vida, mas é muito importante que se tenha bastante imaginação. Apesar de ser bem lúdico e engraçado, tive que parar algumas vezes para entender e conseguir imaginar os cenários tanto em Alice no País das Maravilhas como em Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá.

Aliás, tem filme sobre Alice Através do Espelho em maio! Quem também está ansioso para ir logo ao cinema assistir?

Um livro que se passe em diferentes reinos.

IMG_1841

O primeiro nome que pensei: Game of Thrones!

    Essa categoria foi um enorme desafio para mim, então depois de uns bons dias pensando em mais duas obras além de GOT resolvi incluir Star Wars e O Hobbit que apesar de não se passarem em diferentes reinos ainda contam sobre diferentes regiões e aventuras vividas nelas. Acho que vale, certo?

    O Hobbit foi o primeiro livro de Tolkien que li e enquanto me aventurava com Bilbo e os anões ficava mais apaixonada pela história, tão apaixonada que eu não queria que o livro acabasse mas não consegui deixar de ler o livro e acabei-o em 2 dias. Ainda bem que Tolkien deixou muitos outros livros com histórias tão fantásticas quanto! Ufa!

Um livro com criaturas mágicas.

IMG_1832

       Eu quis colocar umas 15 obras nessa categoria (rsrs) mas deixei só três mesmo. Para mim é impossível não pensar em Harry Potter quando se fala, principalmente, de magia. Quem não quis receber a cartinha de Hogwarts? J. K. Rowling conquistou todo mundo com seus livros e nos fez/faz desejar viver naquelas histórias, ela nos fez acreditar novamente na magia. Isso é incrível e totalmente nobre! É por isso que a obra não poderia ficar de fora.

       Tenho uma história engraçada com os livros do Rick Riordan da série Percy Jackson e os Olimpianos. A primeira vez que vi as obras foi pela internet mas o nome não me chamava muito a atenção, então simplesmente decidi que não queria ler, até o dia em que meu amigo, Mailo, que falava muito sobre os livros, me chamou para assistir o filme sobre o segundo livro: O Mar de Monstros. Eu detestei (!!!!) e estava realmente determinada a não tentar ler os livros, mas quando cheguei em casa liguei o computador entrei num site de vendas on-line de livros e vi que tinha o primeiro capítulo para ler, assim que comecei a ler a primeira página fiquei totalmente…apaixonada pela obra! Aproveitei e comprei o primeiro e segundos, depois fui comprando os outros e agora só sei amar a séria Percy Jackson! hahaha

IMG_1884

Essas são as primeiras 4 categorias, as minhas preferidas são as últimas 3, mas já deu para perceber como esse desafio literário é muito legal.

E aí, quem ficou com vontade de começar o desafio? Quais obras já leram?

P.S1: Estou pensando em resenhar algum desses livros aqui, qual livro vocês gostariam de ler uma resenha?

P.S2: Para ilustrar o post fui na Cultura do Shopping Iguatemi tirar algumas fotos. Enquanto pegava os livros fiquei com muita vergonha porque eram muitos e a livraria estava cheia e várias pessoas ficavam nos olhando. hihihi

 

3 comentários em “Desafio Literário – parte I

    1. Yeaaah! Seu comentário alegrou meu dia!
      Estou muito feliz por você ter gostado do meu blog e ter incluído livros na sua listinha haha
      É sempre muito bom ter livros novos para ler! ❤
      Espero que apareça mais vezes, lindinha. (:

      Curtir

Deixe um comentário

